quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Saiba como especificar o equipamento adequado à capacidade de carga almejada e à topografia do terreno.



Saiba como especificar o equipamento adequado à capacidade de carga almejada e à topografia do terreno
O guindaste  sobre rodas é um equipamento utilizado para içamento vertical de carga e descarga de materiais pesados dentro de um canteiro de obras. O tipo de equipamento varia de acordo coma capacidadede carga almejada e a topografia do terreno.Os principais modelos são:
  • Guindaste AT (all terrain):apropriado para todos os terrenos e suporta cargas leves e pesadas,que podem chegar a 1.200 toneladas;
  • Guindauto:  caracterizado pela versatilidade no formato e por atingir proporções de capacidade que variamde três a 20 toneladas por metro;
  • Guindaste sobre caminhão:  equipamento veicular caracterizado por um caminhão comercial equipado com a parte superior de um guindastehidráulico, tem capacidade máxima entre 25 e 35 toneladas por metro;
  • RT (roughterrain):  frequentemente usado em terrenos acidentados, é indicado para uso severo efora de estradas;
  • CT (compacttruck): modelo compacto que carrega cargas médias e atua em locais com pouco espaço de locomoção;
  • Guindastes para movimentações em áreas industriais: máquinascom capacidade de carga entre cinco e 60 toneladas e que podem movimenta-se com o material transportado.

ESPECIFICAÇÕES
     Para não errar na especificação do equipamento adequado à função prevista,o professor Ubiraci Souza, do departamento de engenharia civil da Universidade de São Paulo, recomenda a consulta ao indicador tonelada  x  metro,  impressa no próprio guindaste. O indicativo mostra o quanto ele suporta de carga. "É importante utilizar um gráfico que indique a carga para cada comprimento de abertura da lança e para cada ângulo da lança em relação à horizonlal", explica o professor. Por meio desse balanço,  é possível determinar características, como a tabela de carga (que indica alcance, raio e altura da lança),  capacidade (de carga),  contrapeso.  Se a carga é frontal ou lateral e aspectos que podem definir a adequação do equipamento ao serviço.

COTAÇÃO DE PREÇOS E FORNECEDORES
      Para escolher entre locar e comprar é possível fazer uma conta que indique o custo mensal e inicial com o equipamento, as despesas com manutenção e o tempo de utilização. Com base na análise desses fatores, pode-se  fazer o comparativo para o uso previsto do equipamento. Entretanto, na maioria das vezes, a locação é a escolha mais procurada, mediante os benefícios, como serviços de manutenção e suporte ao usuário. "Comprar vale a pena apenas quando o tempo de utilização é longo, a aplicação é freqüente e há indisponibilidade no mercado locador", analisa o engenheiro Silvimar Reis.
      Na compra, é fundamental exigir manuais, cursos de operação e serviços de garantia. Na locação, que geralmente é feita a partir de um contrato mensal,pode ser solicitado seguro contra quebra ou correção preventiva do equipamento, além de suporte no caso de furto.
      Os fornecedores podem ser encontrados no Brasil inteiro. No entanto, quando se trata de guindastes especiais, a oferta é menos capitarizada e as quantias estão disponíveis preferencialmente nas regiões Sudeste e Sul.

LOGÍSTICA
      As funções do guindaste sobre rodas podem ser desempenhadas por outros equipamentos de movimentação de materias pesados na construção civil, como o elevador de carga, os guinchos fixos(como a grua e a minigrua) e os móveis ( como o guindaste sobre esteira). O diferencial é o movimento horizontal facilitado no tráfego de materiais pesados.
“O guindaste sobre rodas consegue aliar o fato de levantar cargas de uma altura razoável com a flexibilidade do equipamento de se deslocar na horizontal” ,  aponta Ubiraci Souza.
     O transporte da máquina deve se adequar à legislação específica, estabelecida na NBR 10852, e às precauções adequadas para garantir a fixação do equipamento normalmente transportado em carretas; também deve notificar a velocidade máxima de transporte, as sinalizações de excessos no comprimento, na largura e nas alturas de pontes e viadutos.

CUIDADO DURANTE A EXECUÇÃO
      A execução dos serviços é feita por operadores de guindastes, que passaram por um treinamento antes de estarem em um canteiro de obras. Em face disso, é fundamental contratar equipes que sejam especializadas e contem com funcionários qualificados na operação do equipamento. Outro fator relevante é a fiscalização desse trabalho, de modo a precaver possíveis acidentes e ações que fujam dos regulamentos previstos na norma NR18.
“É importante ter pessoas que orientem o procedimento dos operadores de guindaste”, confirma o engenheiro civil  José Eduardo Rodrigues Pereira, encarregado pelo planejamento de obras da Ambiental Ribeirão Preto Serviço.
      Dessa forma, no caso de haver problemas com os guindastes, é aconselhável entrar em contato com o fornecedor ou locador, que no contrato de compra ou venda possa oferecer subsídios para a segurança de quem utiliza o material, com ferramentas como garantia, seguro e manuais que orientem o uso. “Qualquer máquina de içamento e movimentação de cargas deverá ter a sua manutenção conforme as orientações do fabricante e por meio de complementação dos planos e ações preventivas”, afirma Mário Humberto Marques, presidente da Sobratema e diretor de equipamentos e suprimentos da Construtora Andrade Gutierrez.

NORMAS TÉCNICAS
  • NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
  • NBR10852 – Guindaste de Rodas com Pneus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: